Hospital da Beneficência faz 88 anos

Tradicional instituição hospitalar foi inaugurada em 10 de junho de 1928; entidade celebra data em evento hoje, juntamente com o Dia de Portugal

Thiago Navarro

Uma das principais referências na área de saúde em Bauru e região, o Hospital da Beneficência Portuguesa completa 88 anos nesta sexta-feira (10). A data será lembrada com um evento a partir das 17h30 desta sexta-feira, na sede do próprio hospital (leia mais abaixo).

O Hospital da Beneficência, na rua Rio Branco, foi inaugurado em 10 de junho de 1928, mas a origem da instituição foi bem antes. Em 25 de maio de 1914, há 102 anos, um grupo de imigrantes portugueses se reuniu na Sociedade Italiana Dante Alighieri, na rua Primeiro de Agosto e fundou a Associação Beneficente Portuguesa de Bauru.

d617c66f9dfd2d3fe1025175c812029a

“Muita gente veio de Portugal para Bauru para trabalhar na ferrovia, principalmente na Noroeste do Brasil, e houve a necessidade de criar um hospital para atender suas famílias e também às demais pessoas. O primeiro presidente da Associação foi Francisco Soares”, conta Abel Abreu, que é membro do Conselho Deliberativo da entidade e um dos organizadores do evento desta sexta-feira.

No começo, a Associação funcionava na rua Virgílio Malta, no Centro. Mais tarde, em 1922, José Ribeiro da Silva assumiu a presidência e foi quando começou a ganhar corpo a ideia de construir um hospital, o que se concretizou seis anos depois. “A construção da Beneficência foi fruto de muita luta e, ao longo desses anos, o hospital foi crescendo, passou por reformas e melhorias”, destaca Abreu.

120 Leitos

O atual presidente da diretoria executiva da Associação Beneficente Portuguesa de Bauru, Mauro Joaquim Monteiro, comenta que o hospital conta com 120 leitos e mais de 400 funcionários. “A Beneficência atende em diversas áreas da medicina e é também referência com a câmara hiberbárica, voltada ao tratamento de feridas”, afirma Monteiro.
A Associação tem ainda Basilio Ferreira Filho na presidência do Conselho Deliberativo e o médico oftalmologista e vereador Raul Gonçalves Paula na presidência da Benemed Assessoria e Consultoria Empresarial, que administra o hospital, com Adriano Savio Gonfiantini na direção administrativa da Benemed.associacao-beneficente-de-bauru-hospital-beneficencia-portuguesa-de-bauru-16

Comemorações

Uma missa será celebrada nesta sexta-feira (10), às 17h30, na Capela São José (dentro do Hospital Beneficência Portuguesa), pelo padre Guido Mottinelli, da Igreja Nossa Senhora das Graças. Em seguida, às 19h, o evento comemorativo terá a benção do padre Guido, a execução dos hinos de Portugal e Brasil, e homenagens ao senhor Amado Lima e ao médico ortopedista Ary de Souza (que completa 45 anos de profissão em 2016). Um clipe com as imagens da festividade de 100 anos da Associação, de 2014, também será exibido na ocasião.

Você sabia?

Hoje é também celebrado o Dia de Portugal. Trata-se do aniversário de morte do escritor Luís Vaz de Camões, considerado o principal nome da literatura em língua portuguesa na história. Autor do poema épico “Os Lusíadas”, contando a saga de Portugal nas grandes navegações
nos séculos 15 e 16, Camões morreu em 10 de junho de 1580.

Serviço

O Hospital da Beneficência Portuguesa fica na rua Rio Branco, 13-83, Centro.